Imprimir  

O poder dos timidos

materia-exame-timidos-for-web
Matéria: O Poder dos Tímidos
 
 Há cem anos, o mundo tinha vários decibéis a menos. O rádio e a televisão ainda não faziam parte nem do sonho de consumo das famílias. A maioria da população ainda vivia no campo. Numa vizinhança rural de dez famílias, todo mundo era familiar - mesmo os tímidos e introvertidos.
Até que cidades nasceram, incharam e os seus vizinhos passaram de 30 para 300. O Seu Zé, dono da fazenda de café, amigo da família, que casou com a prima de segundo grau da sua mãe, não era mais o patrão. Os comerciantes também não vendiam apenas para os velhos conhecidos da região, como antes, mas para uma massa desconhecida. "Cidadãos transformaram-se em funcionários, enfrentando a questão de como causar uma boa impressão em pessoas com quem não tinham laços", explica a autora Susan Cain no recente livro O Poder dos Quietos. 
E os extrovertidos acabaram se dando bem. Eles tinham o dom da comunicação: falavam mais, com segurança e simpatia. Vendiam-se melhor. Conquistaram corações, mentes, vagas, clientes e transformaram a extroversão num culto: todos precisam ser brilhantes e radiantes quanto eles. Simplesmente porque dava mais certo.
Se antes os manuais de comportamento pregavam como ser mais formal, educado e ético. os livros de autoajuda do século 20 ensinavam como ser mais sociável. O primeiro best-seller dessa nova era veio dos EUA: em 1913, o ex tímido Dale Carnegie lançou: Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios, que ensinava a usar a lábia para fazer sucesso profissional. Mas Carnegie acertou mesmo em 1936, quando estendeu o conceito de simpatia para a vida pessoal. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, um gui prático de extroversão, vendeu e ainda vai vender milhões mundo afora - está na 52ª edição brasileira. É o livro de cabceira de Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo e notório introvertido.
 

Voltar

 
 

Rua Capitao Cavalcanti, 259,
São Paulo, 04017-000,
São Paulo (11) 5084-5353
 

Siga-nos online
 

 
© 2017 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com